A MISSÃO DO FILHO
João descreve com profundidade a missão de Jesus na terra dizendo que Deus amou ao mundo, de forma que entrega seu único filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
- A primeira coisa que podemos observar é que esse versículo responde uma pergunta importante, pois ele poderia de ser sido escrito até a metade e ainda sim seria impactante, pois diria que Deus amou ao mundo. Mas alguém poderia discordar dizendo “Amou fazendo o que?” então o versículo responde dizendo: “de tal maneira que entregou seu filho unigênito”, e outra pergunta poderia surgir: “Mas porque o Filho teve que morrer?” e a resposta é “Para aqueles que crescem não perecessem”, e talvez na ultima parte alguém ainda questionasse: “Se eu não vou morrer o que vai acontecer comigo” e a resposta é “para que tenha vida eterna.”.
João descreve que Deus envia seu filho não para julgar o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.
- É curioso João descrever dessa forma, porque o Messias que Israel esperava, era um Rei, um Sacerdote, um Juiz, alguém que iria revolucionar as coisas na Terra, e por isso os judeus tiveram dificuldade de aceitar que Jesus era de fato o Messias. Assim na nossa vida achamos que Deus vai agir de uma forma, e quando faz totalmente diferente começamos a duvidar se é realmente o Pai agindo. Enquanto os fariseus esperavam uma mudança na Terra, Jesus alcançou algo maior, venceu o inimaginável, a morte, então às vezes estamos presos em coisas banais, e nos bastidores Deus está fazendo coisas mais profundas em nossas vidas, coisas que vão perpetuar pela eternidade.
“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. / Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio dele. / Não há condenação alguma para quem crê nele. Mas quem não crê nele já está condenado por não crer no Filho único de Deus. / E a condenação se baseia nisto: a luz de Deus veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão que a luz, porque seus atos eram maus. / Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. / Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que outros vejam que ele faz a vontade de Deus”.
Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio dele.
“Não há condenação alguma para quem crê nele. Mas quem não crê nele já está condenado por não crer no Filho único de Deus.
E a condenação se baseia nisto: a luz de Deus veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão que a luz, porque seus atos eram maus.
Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos.
Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que outros vejam que ele faz a vontade de Deus”.
João 3:16-21
Nenhum comentário:
Postar um comentário