O escritor Ariano Suasuna conta uma história sobre um louco que vivia na sua cidade, e que se chamava Manoel Bento. Conta à história que durante o dia, esse louco estava de frente com o muro, encostado com o ouvido sobre ele, ouvindo atentamente.
Passou uma pessoa, e de curiosidade encostou o ouvido, e passou a prestar atenção. Passando mais um minuto outra pessoa começou a fazer o mesmo e dentro de pouco tempo havia seis pessoas junto com Manoel, e todos com o ouvido encostado no muro. Passou um tempo uma das pessoas ficou incomodada e questionou dizendo: “Manoel, desculpa, mas estou há bastante tempo aqui e até agora não escutei nada”, Manoel então responde: “Pois é, e você acredita que está assim desde manhã”.
Esta ilustração descreve muito nossos dias, pois muitas vezes queremos referenciais de vida, pois é mais cômodo ter alguém como exemplo, seguir seus passos cegamente, e acreditar que vamos ter os mesmos resultados.
Filosofia é uma arte importante da vida, é ela que nos impulsiona a tomar as melhores decisões, é ela que torna nosso relacionamento com Deus melhor, ela que nos faz ter relacionamentos saudáveis, porém às vezes estamos sem saber o que estamos fazendo direito, seguindo pessoas que também não sabem o que fazem, e elas consequentemente atraem mais pessoas que as seguem sem questionar.
Podemos sim seguir dicas, absorver coisas boas das pessoas, mas é um erro basear a nossa vida sem questionar o porquê fazemos o que fazemos, pois assim como nessa ilustração, acabamos perdendo tempo em coisas que não tem sentido nenhum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário