Uma coisa que precisamos entender, é que nem todo esforço que fizermos, vai gerar fruto conforme planejamos, pois fazemos parte de uma existência que depende de outra existência para crescer, ou seja, você pode não gostar de pessoas, mas precisa delas para crescer como ser humano em qualquer área.
Temos dois caminhos a seguir, podermos ter um caráter político, onde tratamos todo mundo bem, onde nos sujeitamos, apenas para que nossos desejos sejam alcançados, ou podemos deixar Jesus implantar em nós seu caráter, e começamos a fazer aquilo que é certo, simplesmente por ser certo, independentemente das consequências boas ou más.
Muitas vezes vamos fazer coisas certas, que vão nos trazer consequências ruins, vão gerar perdas, frustrações, e o que vai nos fazer com que não desistamos dos nossos projetos, vai ser entender que as sementes que lançamos muitas não darão frutos, mas outras vão dar frutos tão grandes que superarão aqueles que perdemos.
Deus quer nos curar, mas quando falamos em cura, pensamos apenas em frustrações grandes, perdas grandes, mas a verdade que a pequenas frustrações são piores, pois as grandes feridas nos fazem parar, nos fazem tratar a ferida, agora as pequenas, muitas vezes, vamos empurrando com a barriga, e como não as tratamos, elas acabam um dia se tornando algo muito grande e de difícil tratamento.
Pequenas frustrações podem nos tirar o otimismo pelas vida e até contribuir por uma futura depressão, me recordo uma vez, que em uma igreja que fazia parte, houve uma organização para realizar uma partida de futebol com uma outra igreja, e eu gostava muito de jogar bola. Eu via que o pessoal fazia a movimentação, e notava que ninguém falava meu nome, ou me perguntava se queria jogar, no final fecharam o grupo e me deixaram de fora.
Fiquei um pouco triste na hora, mas deixei para lá, um dia antes do jogo colocaram um papel no mural da igreja com todos os nomes que iriam jogar aquela partida, e quando fui olhar vi meu nome, pois uma pessoa não poderia ir, e então se lembraram de mim. Fiquei muito feliz aquele dia, como me senti honrado, e é normal que quando você ganha uma oportunidade, tentar fazer o seu melhor para aproveitar o máximo ela.
No dia do jogo acordei bem cedo, cheguei meia hora antes do horário combinado, antes de todo mundo, porém o responsável chegou dez minutos depois, e a grande maioria do time chegou bem atrasado, mas na minha cabeça pensava “Como cheguei no horário, vou ser titular”.
O técnico foi passando a escalação e no final fiquei de fora do time titular, mas para mim estava tranquilo, pensei “Sem problemas, depois eu entro durante o jogo”, então foi sendo distribuído o uniforme, para todo mundo e no fim sobraram eu e outra pessoa, mas só tinha um uniforme, então o técnico falou para a gente tirar na sorte, e eu acabei perdendo ficando de fora daquele jogo.
Por mais bobo que possa parecer essa pequena situação, me marcou demais durante muito tempo, porque quando oportunidades apareciam na minha vida, já não encarava mais com tanto otimismo, eu não sonhava mais, eu esperava as coisas de fato acontecerem para poder aproveitar, mas isso acabou roubando por um tempo a expectativa das coisas.
Existe um grande erro hoje dia, quando ouço a seguinte frase “Não podemos criar expectativas sobre nada”, e isso é um erro que traz consequências graves para nossas emoções, temos que criar expectativas sim, é tão bom quando esperamos algo e aquilo acontece, nos sentimos honrados, agora não podemos esquecer que nem tudo vai sair como planejado, as coisas podem não acontecer de fato, mas isso não pode se tornar um ladrão do nosso otimismo pela vida.
Na caminhada aprendo que existem pessoas que estão perto de nós, que nos suportam, simplesmente porque precisam algo que não achou em outro lugar ou em outra pessoa, seja no trabalho, na igreja ou grupo sociais, e isso vai ser algo comum na nossa vida, mas existe pessoas que realmente querem estar com você, são poucos, mas valorize essas pessoas, honre pessoas assim, porque os dons, fama, etc, são passageiros, mas a gratidão deixa um legado.
Deus quer nos curar todos os dias dessas pequenas frustrações que nos acontecem, para que possamos viver a plenitude da sua vontade, sabendo que no fim das coisas, a nossa maior expectativa, é sabe que viveremos diante de Deus e de que toda dor, toda lágrima, não mais existirá.
Essa pequena experiência me deu grandes lições, entendi que nem todo vez que alguém lembram do nosso nome, é porque de fato nos querem perto, querem apenas o que temos a oferecer, e que nem todo mundo tem os mesmos valores que nós temos, que o senso de meritocracia nosso, pode ser diferente de outras pessoas, mas que isso não impedem de nós fazermos o nosso melhor, mesmo que não sejamos honrados por isso, podem esquecer nosso nome, mas as nossas ações serão lembradas por Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário