🤔 2 REIS 25:27-30 (Reflexão)


PROVISÃO EM MEIO AO CATIVEIRO

 Há momentos em nossa vida que somos levados a lugares e situações que não queremos estar, que nos fazem sentirmos como prisioneiros, e a nossa visão acaba escurecendo de tal forma, que não vemos nada de bom ao nosso redor, tudo parece sempre nebuloso.

 Joaquim, rei de Judá, estava em exílio, pois Israel havia sido invadida por Babilônia, e bíblia descreve que quando Evil-Merodaque começou a reinar, libertou-o da prisão e, além disso, colocou-o acima dos outros reis, trocou suas roupas, permitiu que comesse na mesa do rei, e lhe deu uma provisão diária pelo resto de sua vida.

 Joaquim mesmo sendo libertado, ainda estava em exílio, não poderia voltar a sua terra, não poderia reinar como reinava, não teria as mesmas regalias que possuía, mas ainda assim dentro do cenário do qual estava inserido, poderia estar numa situação bem pior.

 Na nossa trajetória de vida muitas vezes estamos vivendo períodos de exilio, devido às escolhas e também casualidades que são normais na vida, situações que não teremos como fugir, e que muitas não vão sair da nossa vida, e percebo que muitos acabam se perdendo em meio às mudanças.

 A resiliência é uma das características fundamentais de quem quer permanecer firme e fiel, pois saber viver em paz, e saber se adaptar em qualquer situação é um recurso valioso para quem quer cumprir a vontade de Deus.

 Então Joaquim não estava vivendo um momento ideal, mas ainda não era ruim, assim como nós muitas vezes, que podemos estar em um momento não ideal, mas mesmo assim coisas boas podem estar acontecendo, então não podemos ficar presos no passado querendo coisas do passado que não vão voltar, e nem deixar de viver o presente, por um desejo futuro que talvez não aconteça.

Fazendo um relativo com Reino de Deus, nós de certa forma estamos em um exilio, fomos expulsos do Éden, mas quando aceitamos Jesus, Ele vem nos tira da prisão, troca as nossas vestes, e nos faz assentar na presença do Rei dos Reis, e nós da provisão diária até o fim das nossas vidas aqui na Terra, quando depois nos encontramos com Ele na glória.

 Não perca as oportunidades de viver o melhor de Deus hoje, deixa o passado para trás e deixa a graça invadir seu coração.

 No trigésimo sétimo ano do exílio de Joaquim, rei de Judá, Evil-Merodaque começou a reinar na Babilônia. Foi bondoso com Joaquim e o libertou da prisão em 2 de abril daquele ano. Falou com ele gentilmente e o colocou num lugar mais elevado que o de outros reis exilados na Babilônia. Providenciou roupas novas para Joaquim, no lugar das roupas de prisioneiro, e permitiu que ele comesse na presença do rei enquanto vivesse. Assim o rei lhe deu uma provisão diária de alimento pelo resto de sua vida.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário