🤔 NÚMEROS 11 15 (Reflexão)

 


O PESO DO CHAMADO

Moisés recebeu da parte de Deus um chamado, para conduzir o povo de Israel do Egito até a terra de Canaã, para que assim voltasse a ser uma nação forte, e que o nome Deus fosse glorificado.

Porém apesar de ser simples e de fácil compreensão, esse chamado exigiria da parte de Moisés, perseverança, fé, paciência, foco, determinação, pois a missão não gerava dúvidas, mas a grande dificuldade era a execução da missão, pois Israel era um povo escravo, era um povo que já não tinha tanto esperança em Deus, já não tinha aquele legado de fé de que Abraão havia deixado como herança.

Notamos isso quando o povo saindo do Egito, passando pelo mar vermelho, e chegando ao deserto, qualquer coisa era motivo de murmuração e questionamento em relação aquilo que o povo vivia no Egito com a condição que eles estavam vivendo agora, e a situação era tão incrédula que Israel preferia voltar a ser escravo, a acreditar na provisão do Senhor.

Agora voltando para Moisés, se colocando no seu lugar, além de ter que cuidar de seus problemas pessoas, sua autoestima baixa, sua fé sendo colocada em prova, ainda tinha que ficar convencendo o povo que estar na presença de Deus, mesmo no deserto e com dificuldades, era melhor do que voltar a uma vida de escravidão, numa terra que não era deles, sem perspectivas, e sem herança nenhuma para seus filhos.

Este homem passou uma pressão tão grande, que chega a um momento de indignação tão alto, que chega diante de Deus e começa a abrir seu coração, pedindo a morte, pois não aguentava mais ver o povo murmurando, falando que não merecia esse fardo, questionava o porquê tinha que ser ele quem lideraria o povo, mas no meio dessa oração, uma de suas falas nos mostra porque ele foi escolhido de Deus, pois declara que sozinho não era capaz de cumprir essa missão.

Aqui está o grande segredo para cumprir um chamado, é quando entendemos que sozinho não conseguimos, pois o chamado de Deus não é uma relação de chefe e patrão, onde Deus nos dá uma missão e precisamos dar um jeito de fazer, mas é uma relação de sociedade, de parceria, onde o Pai trabalha junto conosco, por isso o maior erro alguém pode cometer em cumprir seu chamado, é querer fazer tudo sozinho, se expor de forma não planejada, e não colocar Deus na frente.

Cumprir nosso chamado vai exigir esforço, mas nada do que nós não podemos dar conta, mas se algum momento cansarmos e não aguentarmos mais, temos que parar e analisar, que se além de fazer a nossa parte, estamos querendo fazer a parte de Deus, pois com certeza se estamos querendo fazer além do que está em nossas mãos, não permanecemos por muito tempo em sanidade, e a depressão e a ansiedade vão tomar conta, de tal forma que vai nos paralisar, e muitas vezes fazer com que abandonemos de forma radical o nosso chamado.

 Moisés ouviu todas as famílias reclamando à entrada de suas tendas, e a ira do Senhor se acendeu. Com isso, Moisés se revoltou e disse ao Senhor: “Por que tratas a mim, teu servo, com tanta crueldade? Tem misericórdia de mim! O que fiz para merecer o peso de todo este povo? Por acaso gerei ou dei à luz este povo? Por que me pedes para carregá-lo nos braços como a mãe carrega o bebê que mama? Como o levarei à terra que juraste dar a seus antepassados? Onde conseguirei carne para todo este povo? Eles vêm a mim reclamando dizendo: ‘Dê-nos carne para comer!’. Sozinho, não sou capaz de carregar todo este povo! O peso é grande demais! Se é assim que pretendes me tratar, mata-me de uma vez; para mim seria um favor, pois eu não veria esta calamidade!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário