🤔JOÃO 04 20-24 (Reflexão)

 


Jesus nos mostra falando com a mulher samaritana, que havia uma briga teológica, entre samaritanos e judeus, sobre qual lugar seria o ideal para adorar, os samaritanos diziam que era no monte Gerizim, mas os judeus alegavam que era Jerusalém.

Então Jesus explica para ela, que vai chegar a hora, de que não vai importar o local onde é adorado, pois se fosse para escolher, quem teria mais autoridade de escolher, seriam os Judeus, porque neles rege a primazia da salvação, mas os verdadeiros adoradores adorariam em Espirito e em verdade, pois era a forma genuína de adoração.

Podemos perceber que Jesus sempre trabalha em quebrar as amarras da religiosidade, pois o homem sempre tenta limitar a Deus com suas regras pessoais, aquela mulher estava com um questionamento que não era importante, sobre qual o lugar seria ideal para adorar.

Com o passar do tempo, caímos no erro de achar que sabemos realmente como Deus age, e muitas vezes até temos esse conhecimento de fato, pois Jesus mostra que os Judeus falavam daquilo que tinha conhecimento, assim como hoje muitos falam daquilo conhecem e vivem, mas no fim das coisas o nosso conhecimento se torna tão pequeno, em comparação a um Deus tão grandioso.

Então a frase: “Eu adoro a Deus do meu jeito” ela se torna algo fora daquilo que Deus quer, pois não é do nosso jeito, por isso Jesus explica dizendo primeiro a natureza do Pai, falando que Ele é espírito, então o verdadeiro adorador adora em espírito e em verdade, ou seja, a minha expressão corporal e o local em que estamos inseridos, são coisas irrelevantes, pois quando o nosso espírito e o nosso coração, está de fato focado em se conectar com Deus, isso sim se torna uma adoração verdadeira, da qual é necessária para nossas vidas.

 

"Então diga-me: por que os judeus insistem que Jerusalém é o único lugar de adoração, enquanto nós, os samaritanos, afirmamos que é aqui, no monte Gerizim, onde nossos antepassados adoraram?" Jesus respondeu: "Creia em mim, mulher, está chegando a hora em que já não importará se você adora o Pai neste monte ou em Jerusalém. Vocês, samaritanos, sabem muito pouco a respeito daquele a quem adoram. Nós adoramos com conhecimento, pois a salvação vem por meio dos judeus. Mas está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. O Pai procura pessoas que o adorem desse modo. Pois Deus é Espírito, e é necessário que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário