🌞 ROMANOS 08 18 (Reflexões)

 



🌞 ROMANOS 08 18 (Devocional)

 

Paulo nos convida, neste capítulo, a meditarmos comparando a nossa situação atual com aquilo que está reservado da parte de Deus para seus filhos.

Primeiramente, precisamos entender que, quando confessamos que Jesus é nosso Senhor e Salvador, não se trata apenas de um favor de deixar Jesus entrar em nossas vidas. O Senhor não tem necessidade de ser aceito; nós é que aceitamos a condição de sermos filhos de Deus, gerados através do sacrifício da cruz.

A partir do momento em que aceitamos essa condição, precisamos viver de acordo com ela. Ser filhos de Deus implica viver buscando uma vida de pureza e santidade, o que exigirá renúncias difíceis sob a ótica humana. Porém, como resultado, seremos transformados em nossa identidade, para vivermos aquilo que deveríamos estar desfrutando, antes do pecado entrar no mundo.

Essa transformação de caráter e mentalidade, acontece todos os dias e se completará no dia em que nos encontrarmos com Jesus. Nesse dia não apenas seremos arrebatados para um lugar chamado “céu”, mas seremos transformados de forma completa. Isso é algo que não conseguimos mensurar nem descrever de forma plena.

Dessa forma, Paulo nos traz uma reflexão sobre todos os sofrimentos que passamos, abrindo nosso entendimento de que andar com Jesus não nos impede de enfrentar dores — sejam elas nas questões naturais da vida ou nas perseguições por causa da fé.

O Espírito Santo hoje nos convida a manter a nossa fé viva, mesmo em meio às situações difíceis, sabendo que elas não têm peso suficiente para tirar a nossa convicção de que todas as coisas serão transformadas. Virão dias em que viveremos a plenitude da presença de Deus, onde não restarão mais lágrimas nem dores, mas somente o amor e a paz da glória do Senhor pela eternidade.

VERSÕES

“Considero que nosso sofrimento de agora não é nada comparado com a glória que ele nos revelará mais tarde.” (NVT)

“Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.” (ALMEIDA)

"Pois considero que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória futura que será revelada em nós." (TRADUÇÃO LITERAL)

🤔 AMÓS 05 23,24 (Reflexões)

 




🌞 AMÓS 05 23,24 (DEVOCIONAL)

O profeta Amós viveu num tempo em que Israel apresentava uma dualidade na adoração: ao mesmo tempo em que buscava a Deus, também se voltava para ídolos de outras nações.

Amós questiona a vida religiosa do povo, comparando suas palavras e cânticos com suas atitudes práticas, especialmente no que diz respeito à moralidade e à justiça social.

O profeta convoca o povo à reflexão, mostrando que as palavras, os cânticos e as ofertas eram em vão, porque o que realmente importava estava sendo negligenciado.

A passagem nos ensina que precisamos de dois tipos de justiça como base para nossas decisões: a justiça conforme a lei (mishpat) e a justiça conforme a moral (tzedakah). A lei orienta sobre o que é certo ou errado; a moral orienta sobre a aplicação correta da justiça.

Vivemos dias em que a imoralidade e a injustiça têm se tornado fundamentos da sociedade. O profeta nos chama a ser justos de forma constante e relevante, mesmo em meio a um mundo corrompido.

Parem com o barulho das suas canções religiosas, não quero mais ouvir a música de harpas. Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não para de correr”

🌞 MATEUS 11 28 (Devocional)

🌞 MATEUS 11 28 (Devocional)

As promessas contidas na Palavra são simples e de fácil compreensão. Contudo, dependendo do momento que estamos vivendo, a aplicação prática pode parecer complexa — mesmo sem necessidade.

Um grande questionamento surge: se a Bíblia afirma que todos os cansados e sobrecarregados encontrarão alívio em Cristo, por que ainda não conseguimos viver plenamente o descanso de Deus?

A verdade é que o peso das lutas muitas vezes nos torna acomodados. Se a Palavra diz que, ao irmos até Cristo, retornamos leves, precisamos nos perguntar: por que, mesmo buscando Sua presença, ainda carregamos sobrecarga?

O Espírito Santo nos mostra que, se buscamos a presença de Deus e ainda não vivemos o descanso prometido, algo está desalinhado. Como cremos que o Senhor não mente, a pergunta que fica é: o quanto daquilo que fazemos para Deus é realmente para nos achegar a Ele?

O descanso não é apenas uma promessa distante, mas uma realidade acessível. Ele está disponível quando entregamos não apenas nossas palavras, mas também nossas intenções e atitudes ao Senhor.

“Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.”

 

🌞 PROVÉRBIOS 21 31 (Devocional)

 

🌞 PROVÉRBIOS 21 31 (Devocional)

 

Todos os dias somos convocados para uma grande batalha: nosso espírito luta para que a carne não domine nossas ações. Podemos nos preparar de várias maneiras, mas a forma mais eficaz é entregar nosso caminho a Deus. Muitas vezes, nossos erros acontecem porque não buscamos a direção correta do Senhor.

 

É claro que, mesmo quando a vitória vem pela influência de Deus, isso não nos isenta da responsabilidade de estarmos alinhados com os princípios que Ele nos orienta através da Sua Palavra. Por isso, além de buscarmos conhecimento e aplicarmos esses princípios em nossa vida, precisamos manter nossos ouvidos atentos, para que haja uma sinergia entre aquilo que absorvemos da Bíblia e a vontade de Deus para nós.

 

Hoje, o Espírito Santo nos ensina que, por mais esforços que façamos, a vitória vem por meio d’Ele. Ainda assim, devemos nos preparar para a batalha, pois o caminho até a vitória traz desafios que precisam ser vencidos.

 

A verdadeira confiança está em saber que, mesmo diante das lutas, o Senhor é quem garante a vitória.

 

“O cavalo prepara-se para a batalha, mas a vitória vem do Senhor.”


 

🌞 SALMOS 50 23 (Devocional)

 

🌞 SALMOS 50 23 (Devocional)

 “A gratidão, porém, é um sacrifício que de fato me honra; e, se permanecerem em meus caminhos, eu lhes revelarei a salvação de Deus.”

 Como é importante termos um coração grato por tudo o que o Pai já fez! É através da gratidão que os verdadeiros adoradores se distinguem daqueles que buscam a Deus apenas por interesse.

 Vivemos dias em que muitos se aproximam do Senhor somente para resolver seus problemas — e acabam esquecendo da obra redentora da graça.

 É claro que o Pai se importa com nossas dores e necessidades, mas quando O servimos apenas esperando algo em troca, nosso relacionamento com Ele se torna superficial e vazio. Mesmo que recebamos o que pedimos, um coração ingrato jamais se satisfaz.

 Hoje, o Espírito Santo nos convida a examinar o coração, para percebermos se nossas atitudes têm sido movidas pela gratidão. A ingratidão rouba algo precioso: a liberdade de desfrutar o que já nos foi dado em Cristo.

 Ser grato é reconhecer que, mesmo sem receber nada além, Deus já fez tudo por nós. E quando vivemos nesse nível de entendimento, Sua presença se torna nossa maior recompensa.

🤔 1 CORINTIOS 03 17 (REFLEXÃO)

 

🤔 1 CORINTIOS 03 17  (REFLEXÃO)

“Ora, o Senhor é o Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.”

“A liberdade não é apenas a condição de estar fazendo o aquilo que temos a vontade de fazer, mas a certeza de que aquilo que fazemos, não está sendo fruto de uma opressão causada por uma condição de escravidão pelos nossos desejos, mas sim por uma intenção de viver sobre a submissão do amor de Jesus.”

🌞 SALMOS 27 14 (DEVOCIONAL)


 Salmos 27:14 (NVT)

"Espere pelo Senhor e seja valente e corajoso; sim, espere pelo Senhor."

A Palavra do Senhor, neste versículo de Salmos, nos ensina princípios essenciais para vencermos as dificuldades e para que, mesmo diante das perdas, elas não sejam capazes de alterar a nossa identidade em Deus.

1. Ser forte

O primeiro princípio é ser forte. Isso está relacionado, primeiramente, a tomar uma decisão. Para andarmos com Deus, precisamos tomar uma decisão firme sobre aquilo que queremos fazer e sobre o caminho que desejamos seguir.

Deus não age na vida de quem não lhe dá liberdade para agir. Ele é poderoso, porém o Seu amor impede que tenhamos um relacionamento baseado em pressão ou obrigação. Deus deseja um relacionamento genuíno e voluntário.

Dessa forma, precisamos ter uma decisão firme sobre qual caminho queremos andar.

2. Fortalecer-se

Fortalecer-se está relacionado às nossas ações de acordo com a decisão que tomamos.

Ou seja, a partir do momento em que decidimos, nossas ações precisam estar alinhadas com aquilo que escolhemos viver. Precisamos fazer tudo o que for necessário para que a nossa decisão permaneça firme.

Quando trazemos isso para o nosso relacionamento com Deus, isso envolve a leitura da Palavra, a oração, o jejum e a renúncia daquilo que nos afasta dEle. Essas práticas nos fortalecem espiritualmente.

3. Tomar coragem

Esse princípio está relacionado não apenas às palavras, mas também às ações físicas e emocionais.

Quando tomamos a decisão de andar no caminho do Evangelho, precisamos agir com confiança e certeza de que o caminho que escolhemos é aquele que realmente queremos viver.

4. Permanecer firme

Precisamos ser constantes naquilo que decidimos.

Durante a nossa caminhada, várias situações tentarão nos desanimar, mostrando que não vale a pena manter esse relacionamento com Deus. Nessa fase, precisamos agir por princípios e não por emoções.

5. Tornar-se resistente

Esta é a fase final. Quando passamos por todo esse processo, seguindo cada etapa, tornamo-nos resistentes e resilientes diante de qualquer situação.

Compreendemos que as escolhas e renúncias que fazemos não são apenas sacrifícios, mas a decisão de viver aquilo que realmente importa.

É viver uma vida de paz e amor, livre das amarras do pecado, da soberba, da angústia, da amargura e dos vícios. É viver sabendo que temos um Deus que nos ama, que nos resgatou por meio de Jesus e que nos deu o Espírito Santo para nos consolar, fortalecer e ajudar todos os dias.

🤔 SALMOS 27 4 (REFLEXÃO)


 

Os momentos difíceis são vencidos quando tomamos a decisão de sermos fortes. Quando tomamos essa decisão, inicia-se um processo de fortalecimento. Nesse processo, precisamos manter a constância, permanecendo firmes. Dessa forma, adquiriremos resistência e teremos coragem para enfrentar qualquer situação.

🤔 HEBREUS 13 16 (Reflexao)


“Sacrificar, muitas vezes, é dar algo simples para nós, mas que para o outro é valioso. São raros os momentos em que precisamos entregar aquilo que não está sobrando; por isso, repartir é uma demonstração de desapego daquilo que achamos que precisamos e de entrega a quem realmente precisa. A Palavra nos alerta para não nos esquecermos disso, pois, inevitavelmente, em meio às nossas prioridades e confortos, acabamos ignorando nosso dever de ajudar o nosso semelhante.”

Hebreus 13:16 NVT
E não se esqueçam de fazer o bem e de repartir o que têm com os necessitados, pois esses são os sacrifícios que agradam a Deus.



🌞 Salmos 119 05 (Devocional)

  


O salmista nos revela que a Palavra de Deus é luz, mas não uma luz qualquer: ela brilha em dois níveis. Na segunda parte do versículo, ilumina o caminho da nossa vida, mostrando a direção que devemos seguir. Na primeira parte, alcança os detalhes mais escondidos, aqueles lugares onde nossos olhos sozinhos não conseguem enxergar.

Muitas vezes, tomamos decisões erradas por não percebermos as pequenas coisas que podem nos prejudicar. É nesse momento que a Palavra de Deus se torna essencial:
ela não apenas aponta o caminho, mas nos guia a caminhar com segurança, passo a passo, revelando o que está oculto e mantendo-nos firmes na direção que Deus preparou para nós.

Todos sabemos, de forma geral, o que é certo e o que é errado, mas as distrações e tentações sutis podem nos afastar de Deus sem que percebamos. Somente a Palavra tem o poder de revelar esses detalhes e nos conduzir com confiança.

Hoje, o Espírito Santo nos convida a algo muito além de seguir um conjunto de regras religiosas: Ele nos chama a experimentar o poder da Palavra, que dá vida, esperança e direção — aqui e agora, e para a eternidade.

“A tua palavra é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminho.”


🤔 Mateus 06 33 (Reflexao)



“A prosperidade bíblica não é um rito ou fórmula a ser seguida, mas uma decisão intencional de viver debaixo do domínio de Deus. Quando escolhemos andar conforme a sua justiça, colhemos como resultado o suprimento de todas as nossas necessidades.”

🤔 1 Pedro 05 08 (Reflexao)

 


Ignorar que temos um inimigo, que trabalha incansavelmente para nos derrubar é um dos maiores erros que cometemos. Dessa forma como achamos que ele não está tão ativo, o nosso cuidado e atenção, em relação ao pecado, fica omisso. Precisamos entender que satanas é um ser que joga contra nós, e nos acusa diariamente perante Deus, por causa de nossas falhas, e pela graça de Jesus, as acusações não nos condena. Mas a pergunta que precisamos refletir é se todas a provas que satanas tem contra nós são so mentiras, ou se de fato, temos vivido no pecado, facilitando a vida do nosso acusador. 

🌞 Provérbios 15 01 (Degustando Provérbios)

Muitas vezes esquecemos que não importa apenas o conteúdo da mensagem, mas também a forma como a transmitimos. A mensagem da cruz é, acima de tudo, uma mensagem de amor. Porém, se for comunicada em tom de ódio, perde o propósito para o qual foi anunciada.


Mesmo quando precisamos trazer uma palavra de exortação ou alerta, ela deve ser transmitida com amor, empatia e compaixão. É dessa maneira que os corações se tornam mais receptivos e conseguem refletir de forma verdadeira sobre a importância de Jesus na história da humanidade. Por outro lado, quando falamos com acusações e culpa, as pessoas tendem a se fechar e acabam entendendo de forma distorcida o evangelho.


O Espírito Santo nos lembra hoje que, assim como Jesus falava em parábolas para que as pessoas refletissem e compreendessem a verdade, também nós devemos anunciar o evangelho com simplicidade e amor, ressaltando a maior prova de amor já demonstrada: o sacrifício de Cristo na cruz. É esse amor que transforma vidas.


📖 “A resposta gentil desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a ira” (Provérbios 15:1).


🌞Salmos 84 05 (Devocional)

 


🌞Salmos 84:5 (Devocional)

“Como são felizes os que de ti recebem forças, os que decidem percorrer os teus caminhos.”


A felicidade que a Bíblia nos promete não é uma alegria superficial ou passageira, mas sim um sentimento firme e duradouro de esperança, mesmo em meio às dificuldades da vida.


As boas novas que a Palavra nos traz nos lembram de que tudo aqui é passageiro. Ainda que existam coisas boas neste mundo, nada pode se comparar ao que Deus preparou para aqueles que estão em Cristo Jesus.


Infelizmente, muitos desistem de suas vidas por não encontrarem mais propósito em sua existência. Isso pode acontecer até mesmo com pessoas que já ouviram e conheceram a mensagem de Jesus, pois as pressões do mundo tentam roubar a nossa esperança.


Andar nos caminhos de Deus significa renunciar a tudo aquilo que nos afasta d’Ele. Não é uma obrigação imposta, mas uma decisão consciente de escolher viver na presença do Pai, guardando nosso coração para que nada nos prive da doçura da Sua companhia.


Hoje, o Espírito Santo nos convida a um encontro real com Jesus. Que a Sua presença nos fortaleça para seguirmos em Seus caminhos, e assim experimentarmos a verdadeira felicidade — aquela que nasce da salvação em Cristo e da graça que Ele derramou sobre nós.



🤔 Reflexão Amós 05 24


 🤔 Reflexão Amós 05 24

Para aqueles que professam a fé em Cristo, paira sempre o questionamento interno sobre o que se pode fazer para agradar a Deus. 

Existem dois caminhos a seguir: uma atitude extremamente emocional, pautada em demonstrações físicas para provar para si mesmo e para as pessoas que amamos a Deus; ou uma decisão simples, baseada em atitudes de justiça e retidão, regida pelo padrão de Deus. 

A verdade é mais simples do que se espera: as atitudes sempre falam mais do que palavras.

"Em vez disso, quero ver uma grande inundação de justiça, um rio inesgotável de retidão."