💬 CURANDO FRUSTRAÇÕES E RENOVANDO EXPECTATIVAS 💬



JUIZES 6:11. 14 “11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas. 12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso. 13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o Senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o Senhor subir do Egito? Agora, porém, o Senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã. 14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?”.

Nessa parte da Palavra de Deus, está sendo relatado um momento em que Deus levantava juízes para julgarem e libertarem o povo, e conta que existia um homem chamado Gideão que o Senhor o havia escolhido para libertar Israel. Antes de ele ser levantado como Juiz, sua antecessora era Débora, do qual havia trazido uma grande libertação ao povo (Jz 5), e durante 40 anos houve paz, porém o povo acabou se afastando de Deus novamente, e por consequência acabou sendo dominado pelos midianitas, que durante sete anos trouxeram opressão aos israelitas, e em tempo de colheita invadiam o território, roubavam e destruíam todos seus mantimentos e animais, e no meio desse cenário de opressão estava vivendo Gideão.

 O nome Gideão significa “guerreiro poderoso”, mas antes de ser levantando com um grande guerreiro, ele precisava ser curado pelo Senhor, porque, desde pequeno Gideão ouvia falar sobre como Deus chamou Abraão, e o fez pai de multidões, como chamou a Moises e libertou o povo do Egito, como usou a Josué e derrubou a muralhas de Jericó, e então ele se depara como toda opressão que os inimigos faziam com seu povo. Quando o anjo aparece a Gideão e diz que o Senhor era com ele, a primeira resposta dele foi questionar se Deus era com ele, pois tinha livrado a Israel tantas vezes, e agora parecia que o Senhor o havia o abandonado.

 

Então começamos a entender que Gideão tinha uma ferida muito grande na sua alma, e antes que Deus pudesse usar a Gideão haveria que ter uma cura sobre ele. O motivo dessa ferida  era causada por uma expectativa que ele próprio criou sobre Deus, de tudo que ele já ouvira falar sobre o livramento de Deus, e agora em meio à opressão não entendia porque Deus não se manifestava mais como antigamente, na realidade muito de nós queremos que Deus faça da maneira que achamos que é melhor, porem Ele age da maneira certa na hora certa. Expectativas de forma errada produzem feridas profundas e que se não tratadas causam raiz de amargura. Existem três tipos de expectativas: Em nós mesmo, nas pessoas, em Deus.

 *EXPECTATIVA EM NÓS MESMO*

            Muitas vezes o orgulho e soberba tomam conta do nosso coração, e nós começamos a nós sentir superiores a tudo, mas Deus nos ama, e para que nós não venhamos a nos perder, Ele permite que algumas circunstâncias difíceis venham até nós, sendo assim acabamos perdendo coisas que mais damos valor, então nos sentimos frustrados por causa dessa perda. Existem coisas que fazemos achando que vamos conseguir com as nossas próprias forças, mas como temos limitações acabamos não conseguindo e isso gera uma marca negativa, que acaba virando uma ferida. Existem momentos que sonhamos coisas que não estão no propósito de Deus, e quando elas não acontecem somos frustrados.

 *EXPECTATIVA NAS PESSOAS*

Colocamos muitas vezes confiança plena nas pessoas, e em momentos de dificuldades são poucos o que permanecem ao nosso lado. Às vezes contamos coisas pessoais para alguém, segredos que queremos desabafar, mas as pessoas acabam contando para outros, nos causando vergonha. Acontece também de nós esperarmos que as pessoas façam a mesma coisa que fazemos por elas, que nos amem como nós as amamos, que nos ajudem como em muitos momentos nós ajudamos, e também esperamos que as pessoas façam algo que só Deus pode fazer.

 *EXPECTATIVA EM DEUS*

Somos frustrados no nosso relacionamento com Deus, quando começamos a achar que Deus é uma marionete do qual tem que fazer aquilo que queremos, e quando as coisas não acontecem da nossa forma isso acaba nos abalando. Temos que entender que Deus não nos dá coisas para que com o tempo elas venham nos destruir, muitas vezes Deus não nos dá algo simplesmente porque não estamos preparados para receber, além disso, tudo que Deus nos der tem um propósito maior do que apenas nos satisfazer.

O Espírito Santo hoje quer nos curar e colocar em nosso coração um escudo para que a vaidade do mundo não entre nele e corrompa os princípios de Deus e dessa forma não criarmos expectativas de uma forma errada e destrutiva. Não é pecado ter expectativas, mas Jesus hoje vai renovar as nossas mentes, para que possamos saber que nós temos que ser dependentes de Deus, que podemos ter vários amigos, mas nosso melhor amigo sempre vai ser o Espírito Santo, e que a vontade de Jesus tem que ser maior do que apenas nossos desejos egoístas. Profetizo que assim como Gideão recebeu a cura, e foi um grande conquistador, nós também possamos ser curados e nos levantarmos como grandes conquistadores na nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário