JOÃO 3.16 Porque Deus amou o
mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que
nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
1 JOÃO 3.16 Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós;
e nós devemos dar a vida pelos irmãos.
01 INTRO:
Uma coisa chama atenção nesses dois versículos, além de terem a mesma numeração, é que parece que um é a continuação do outro, e eles são do mesmo autor, do Apostolo João, que é um dos discípulos que mais se aproximou do entendimento da pessoa de Jesus. Quando meditamos sobre esses dois versículos o Espírito Santo nos ensina algumas coisas que nos ajudará vencer a nossa maior luta diária que se chama inconstância.
02 INCONSTÂNCIA MATA O NOSSO CHAMADO:
Hoje em dia vejo que nós temos dificuldade de nos manter firme buscando a Deus, e não falo daquele que decide abandonar a Cristo e voltar a viver uma vida no pecado, esse Deus ama, porém de fato nunca teve uma experiência real com Jesus, porém me refiro aqueles que apesar de tudo não desistem da caminhada, porque entendem que Jesus é o melhor caminho, só que muitas vezes vivem uma caminhada inconstante dentro do evangelho. A grande verdade é que nos falta aprofundarmos no poder transformador da graça, mas para isso é preciso fazer algumas renuncias, abrir mão de coisas que não nos trazem nada de bom, e que só nos afastam daquilo que realmente importa, que é cumprir o propósito que Deus tem reservado.
O conceito básico de graça que nós conhecemos é o famoso favor imerecido, ou seja, e a entrega que Jesus fez por nós na cruz em favor dos nossos pecados. Muitos dizem que Deus é amor, que inferno não existe que Ele não julga ninguém, isso tudo em partes é verdade, Deus com certeza é amor, mas também é juízo, e ao contrário do que muitos pensam, houve um julgamento onde o réu, que era nós, foi condenado com a pena de morte, porém no cumprimento da sentença esse réu foi substituído por alguém que por amor decidiu morrer em nosso lugar, a cruz foi sentença do julgamento dos pecados da humanidade, e Jesus tomou o lugar de morte que estava reservado para nós, e nos deu vida eterna. Contudo vai haver outro julgamento esse ninguém vai pagar o preço em nosso lugar, se não aceitarmos a Jesus como salvador a nossa sentença vai ser viver uma eternidade longe da presença de Deus.
04 DEUS NÃO ABRE BRECHA PARA INTERPRETAÇÕES ERRADAS.
Mas é questão que quero abordar é algo mais profundo que a salvação, mas sim o fruto da graça, que é a restauração do relacionamento de Deus com a humanidade. Fomos criados para ter intimidade com Deus, no capítulo de João versículo 16 diz que o Pai amou o mundo, e penso que João escreveu até aí, porém o Espírito Santo o fez meditar sobre algo, pois muitos poderiam questionar “Como assim Deus amou o mundo? O que Ele fez pelo mundo?”, então João continua o versículo explicando da seguinte forma, Deus amou o mundo de tal maneira que entrega seu único filho, com o intuito de todo aquele que nele crê não pereça, mas adquiri a vida eterna.
05 JESUS FAZ A VONTADE DE DEUS E RENUNCIA A SUA.
Na primeira carta de João capítulo 3.16 nos mostra a continuação da ação de Deus, pois a palavra diz que na ação de renúncia de Jesus, nós conhecemos o que é o amor. Jesus renuncia a sua glória e majestade e vem como homem na terra, e passa as mesmas dificuldades que passamos, mas contudo não pecou, passou por coisas que nós nunca chegaremos nem perto a passar, e quando não aguentava mais, no Getsêmane pede para que o Pai impedisse aquele momento, mas se não fosse possível, Ele por vontade própria abria mão e por amor faria a vontade de Deus. Ninguém matou Jesus, nem nós, nem romanos Judeus, e etc, ninguém teria esse poder, Ele mesmo entregou sua vida, pois nem a morte teria o poder para matá-lo. Jesus morre na cruz cumpre o seu chamado, e ao terceiro dia vence a morte e volta para o céu.
06 O ESPÍRITO SANTO É ALGO PRECIOSO NO PACOTE DA GRAÇA.
Romanos 5.5 e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
João 16.8 E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:
Então Jesus cumpre sua missão e a intimidade com o Pai é restaurada e o Espírito Santo nos é concedido na plenitude, ou seja, sem intermediações, podemos conhecê-lo a cada dia. Agora passamos para os dias atuais e existe uma importância de manter uma intimidade com Espírito Santo a cada dia, pois é através dele que conheceremos mais sobre o amor de Deus, saberemos o que agrada e o que o desagrada, teremos um entendimento maior sobre a obra da cruz e o poder transformador da graça. Não tem como seguir firme na caminhada se não buscarmos o Espírito Santo todos os dias, então isso o torna a peça fundamental e preciosa para que possamos viver o reino, e a sua importância é tão grande que Jesus afirma que todo pecado contra Deus é perdoado, mas aquele que blasfemar contra o Espírito não há perdão. Isso é sério, temos que ter temor nas nossas atitudes, nas nossas palavras, pois poderemos afastar Ele das nossas vidas, aí a nossa vida está difícil prepare-se para viver literalmente um inferno.
07 NOS PRECISAMOS ENTENDER O NOSSO LUGAR
Reino de Deus é como uma linha de produção, cada um tem sua função, Deus faz a parte dele, Jesus à dele, o Espírito Santo a dele, e nós fazemos a nossa parte, e se alguém não faz o reino fica comprometido, porém entendemos que Deus, Jesus, Espírito Santo já cumpriram a parte deles, o que falta é nós fazemos a nossa parte. João diz que Cristo deu sua vida por nós, então temos que dar a nossa para o nosso irmão, e isso que não dizer que você precisa morrer fisicamente numa cruz como Jesus, esse preço já foi pago, dar a vida, se trata de renuncias. O verdadeiro Evangelho é baseado muito mais em pratica do que em teoria, doarmos nossa vida ao nosso irmão está relacionado, quando aprendemos a perdoar, quando temos compaixão, quando somos fieis com a aliança que o casamento nos imputa, quando deixamos o rancor de lado e decidimos ser felizes, ou seja, quando estamos dispostos a fazer a nossa parte mesmo que as pessoas ao redor não queiram fazer a parte delas, é quando entendemos o nosso lugar, e fazemos simplesmente com objetivo de cumprir aquilo que Deus espera de nós.
08 CONCLUSÃO –
Só vamos parar de sermos inconstantes quando primeiramente assumirmos uma postura firme, entendermos que não é momento de vivermos, como meninos, mas temos que ter uma postura de maturidade, enfrentar as dificuldades de cabeça erguida sabendo que nós não somos coitados, olhar tudo o que acontece e aconteceu simplesmente por nossa causa, tudo o que Deus fez, o que Jesus abriu mão, e o que Espírito Santo faz diariamente, então a nossa parte é tão pequena.
Renuncie radicalmente aquilo que te afasta de Deus, que não vai será nada que alguém vai te falar, mas aquilo que Espírito Santo te ministrará. É tempo de parar de tentar abandonar o pecado aos poucos, parar de tentar fazer do seu jeito, para de lutar com as suas forças, o reino de Deus é maior do que qualquer coisa venhamos abrir mão, a felicidade está mais perto do que pensamos, mas nos cabe tomar uma decisão firme, olhar para Jesus e seguir, mesmo sendo pecadores, lutarmos a cada dia para que possamos viver a plenitude da vontade de Deus, e chegarmos ao final da carreira com o sentimento de dever cumprido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário