🤔 1 SAMUEL 03 01-21 (Reflexão)

 

 Eli era sacerdote diante de Deus, e se analisarmos sua caminhada veremos várias falhas das quais, tanto ele quanto sua família, sofreram consequências desses erros. Foi ele, que julgou Ana a chamando de bêbada, simplesmente porque a mesma estava orando e como estava angustiada por querer um filho, a sua voz não saia. Também foi omisso com o erro de seus filhos, que constantemente profanavam o altar do Senhor, e essa omissão era tão grave, que Deus o repreendeu alegando que o mesmo, honrava mais seus filhos que ao Senhor.

Mas o ponto chave da reflexão, é que mesmo não sendo um exemplo em todas as áreas, teve um papel importante vida de Samuel, que viria a ser um grande profeta no meio de Israel. Ana deu a luz a Samuel, e o levou para o templo para servir, justamente quando Eli ainda era o sacerdote. Certa vez o Senhor começou a chamar a Samuel, e o mesmo achou que era Eli o chamando, então ia ao encontro dele perguntando o que o mesmo precisava, mas Eli respondia que não havia o chamado, mas a partir da terceira vez, Eli entendeu que era Deus chamando a Samuel e orientou que o mesmo respondesse direto para Ele, dizendo: “Eis me aqui Senhor, fala que teu servo te ouve”

Então trazendo para nossa realidade, é logico que nós não precisamos de pessoas para nos conectar com Deus, em acessar a sua presença, mas as lideranças tem um papel fundamental na nossa vida, elas normalmente nos direcionam corretamente dentro daquilo que Deus requer de nós, pois Samuel ouvia a Deus, porém não sabia que era Ele chamando, e nem sabia o que fazer com aquele chamado, aí entra o papel do líder, no caso Eli, que o orientou corretamente ensinando que aquela voz era o chamado de Deus para sua vida e como ele poderia corresponder a esse chamado.

Então chegamos a conclusão que mesmo que nossos líderes sejam imperfeitos, isso não impede que o Senhor use-os, para nos dar um direcionamento dentro daquilo que Deus já falou, pois existem situações diferentes, uma é quando um Líder tenta nos impor coisas que Deus não falou, e outra é quando o líder entendendo o chamado de Deus para nossa vida nos orienta da maneira correta, pois Eli poderia se colocar no lugar de mediador, falando que o mesmo o iria falar com Deus e daria uma resposta, mas pelos ao contrário, Eli orientou a Samuel a buscar a Deus.

Tornamo-nos verdadeiros lideres quando direcionamos as pessoas dentro do chamado que o Senhor já revelou a elas, dessa forma ser submisso a autoridade não se trata de uma obediência cega, mas sim de reconhecer que através desse líder que está sobre nós, podemos ser direcionados corretamente no chamado que o Pai tem para nossa vida.

‘Samuel ainda não conhecia o Senhor, porque nunca havia recebido uma mensagem dele. O Senhor o chamou pela terceira vez, e novamente Samuel se levantou e foi até Eli. “Estou aqui! O senhor me chamou?” Então Eli entendeu que era o Senhor que chamava o menino. Por isso, disse a Samuel: “Vá e deite-se novamente. Se alguém o chamar, diga: ‘Fala, Senhor, pois teu servo está ouvindo’”. E Samuel voltou para a cama.Então o Senhor veio e o chamou, como antes: “Samuel! Samuel!”.Samuel respondeu: “Fala, pois teu servo está ouvindo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário