A Bíblia nos mostra que o profeta Ageu leva uma palavra da parte de Deus para os lideres e para o povo, pedindo que todos comparasse a situação do templo atual, com o aquilo que ele já tinha sido, pois o primeiro templo construído por Salomão, era uma das grandes maravilhas do antigo testamento, dessa forma Deus questiona sobre qual a importância que eles estavam dando ao templo atual.
Através da voz de Ageu, Deus fortalece os lideres para a grande obra, falando sobre como o Senhor foi com Moisés e o povo no passado, que agora de volta do exílio estaria com eles novamente, e com o mesmo objetivo de construir ali em Jerusalém um lugar para a verdadeira adoração ao Senhor, e que a gloria da segunda casa seria maior que a primeira.
Podemos refletir sobre algumas verdades nesse texto, primeiramente analisando o comportamento humano, vemos que em grande maioria nós somos instáveis, mudamos de opinião e desejos rapidamente, e em vários momentos acabamos perdendo o foco, sendo assim, precisamos recomeçar em várias vezes.
Uma das características marcantes da graça, é que ela nos permite recomeçar, apesar de nossos erros, o Pai sempre tem uma mão estendida, e um desejo de nos ajudar, e nos incentiva a sermos fortes, porém nos mostra que precisa haver também um esforço de nossa parte, a palavra nos mostra que o Senhor pede para que povo fosse forte, pois Ele estaria com eles, mas deixa claro uma direção, que eles colocassem as mãos a obra.
Não existe nenhuma forma de recomeçarmos, ficando parado, esperando as coisas acontecerem, isso não existe, qualquer coisa na vida normal, precisa ser feita com movimentação, é por isso que a depressão é uma das piores doenças da atualidade, pois ela nos faz ficarmos parados, sem vontade de fazer nada, mas quando vencemos a barreira de não obedecermos à vontade do nosso eu, e nos propomos a nos levantar, o Senhor nos fortalece.
Mas muitos se levantam e em pouco voltam a desistir, e isso normalmente acontece por falta de foco, se nós apenas fazemos coisas sem saber o porquê fazemos ou aonde chegaremos, o nosso esforço se torna em vão, pois quando a lutas chegarem não teremos forças para suportar as dúvidas que vão nos assolar, agora quando entendemos o nosso propósito e o que nos reserva, as dúvidas podem até causar algum desconforto, mas nunca nos paralisa.
Deus mostra a direção ao povo e faz uma grande promessa, falando que a glória grandiosa que havia sobre o templo de Salomão, não se compararia a gloria do segundo templo, e trazendo para nossa vida, o Pai quer nos mostrar que tudo aquilo que se perdeu no caminho, nunca se comparará aquilo que o Senhor ainda vai derramar na nossa vida, dessa forma precisamos nos colocar na direção correta, rumo às promessas que estão liberadas sobre a nossa vida, parando com as desculpas, enfrentando as barreiras, absorvendo a identidade de filhos, e rejeitando o espírito de orfandade.
1 Então, em 17 de outubro desse mesmo ano, o Senhor transmitiu outra mensagem por meio do profeta Ageu:
2 “Diga ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, e ao sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e ao remanescente do povo:
3‘ Algum de vocês se lembra deste templo em sua antiga glória? Como ele lhes parece agora, em comparação com o anterior? Deve parecer insignificante!
4 Mas assim diz o Senhor: Seja forte, Zorobabel! Seja forte, sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque! Sejam fortes, todos vocês que restam na terra! Mãos à obra, pois eu estou com vocês, diz o Senhor dos Exércitos.
5 Meu Espírito habita em seu meio, como prometi quando vocês saíram do Egito. Portanto, não tenham medo’.
6 “Pois assim diz o Senhor dos Exércitos: Em pouco tempo sacudirei novamente os céus e a terra, os mares e a terra seca.
7 Sacudirei todas as nações, e os tesouros das nações virão para este templo. Encherei este lugar de glória, diz o Senhor dos Exércitos.
8 A prata e o ouro me pertencem, diz o Senhor dos Exércitos.
9 A glória deste novo templo será maior que a glória do antigo, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar estabelecerei a paz. Eu, o Senhor dos Exércitos, falei!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário