💬 EXPECTATIVAS QUE NÓS CRIAMOS (Parte 01) 💬


1 Timóteo 03 07 “Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo”.

- INTRO:

Deus tem nos levado a um tempo de tratamento de caráter nesses últimos dias e vemos que a principal coisa que Ele tem nos tratado é sobre qual o foco de nossas vidas. Temos o costume de pensar da seguinte forma, fazer o que tiver que fazer não importando o que as pessoas dizem, e isso até se encaixa em alguns momentos, contudo temos que aprender que a imagem que as pessoas tem sobre nós, interferem diretamente no propósito que Deus tem para nossas vidas, sejam coisas boas ou ruins, tudo isso vai contribuir para que as o nosso chamado se cumpra no tempo certo ou se no meio do caminho algumas coisas vão nos atrasar. Quando Paulo descreve na palavra em 1 Ts 5 21 “mas ponde tudo à prova. Retende o que é bom;” precisamos fazer isso, analisar sobre a imagem que as pessoas tem sobre nós, se estamos gerando no coração delas expectativas ruins, boas, ou criando uma imagem boa mas contudo coisas que não vamos conseguir corresponder. O importante da vida cristã não é o inicio é como vamos terminar (2 Timóteo 04 07 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”.), o importante não é ter um discurso bonito, mas sim ter uma vida que condiz com aquilo que falamos. (1 Coríntios 11 01 “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”)

- PROPAGANDAS FALSAS;

Hoje em dia vemos propagandas de vários produtos e serviços, que não correspondem de fato com aquilo que oferecem, desde a um lanche que na foto aparece de um jeito, mas na nossa bandeja chega bem diferente do que foi oferecido, até pessoas que vendem uma imagem, ou fazem promessas, de coisas que não conseguem realizar. Em nossa caminhada cristã há momentos que precisamos avançar com rapidez, contudo há momentos que precisamos desacelerar e nos preparar melhor, para não acontecer de criarmos tantas expectativas depois não termos estrutura para suportar uma imagem que criamos. Vamos ver alguns personagens e analisar as expectativas que foram criadas e como alguns falharam por vários fatores, e outros que obteram êxito em relação a expectativas que criaram.

- SANSÃO

Desde o seu nascimento foi criado uma expectativa enorme sobre a vida de Sansão, filho de uma mãe estéril, da qual recebeu a visita de um anjo falando sobre o milagre que Deus iria realizar através dela fazendo com que engravidasse de um menino que seria nazireu (Separado) (Juízes 13 03-05), e que através da vida dele Deus iria começar a livrar o povo da mão dos filisteus. Então Sansão cresce em meio a essa expectativa, e coisas sobrenaturais começaram a fazer parte do seu cotidiano, através do poder do Espírito Santo matou um leão como se fosse uma ovelha (Juízes 14 06), do corpo do leão as abelhas fizeram uma comeia e com suas próprias mão tirou o mel e comeu dele (Juízes 14 08). Sansão tomou para si uma mulher filistéia, por orientação de Deus, e durante uma festa de bodas, alem de força mostrou que possuía inteligência, pois fez uma aposta do qual declarou um enigma que ninguém conseguiu decifrar, e além disso varias outras coisas, mas o que eu quero focar é sobre algumas falhas no seu caráter que acabaram influenciado de forma negativa a imagem dele em relação ao seu chamado:

Desobediência: Começou a quebrar seu voto de Nazireu. Exemplo:Ele não poderia tocar coisas mortas e tocou no leão para tirar o mel. Temos que entender que para viver coisas sobrenaturais temos que nos separar de algumas coisas, mesmo que as pessoas façam e digam que não tem nada haver, precisamos entender o que Deus requer de nós.

Orgulho: Começou a achar que tudo que acontecia era porque ele era forte, e sendo assim começou a criar uma imagem de invencível. Nós muitas vezes começamos a querer mudar as coisas com a força do nosso braço sem consultar a Deus, começamos a agir seguindo os nossos conceitos sem consultar a Deus.

Falta de temor: Começou a brincar com o pecado, se envolveu com uma prostituta, de tal forma que se apaixonou, e no momento de fraqueza revelou seu segredo mais precioso, sua fraqueza. Temos a dificuldade de entender que pecado não se enfrenta simplesmente abandona, foge, abre mão, pois uma hora ou outra ele vai prevalecer, se nós ficarmos brincando tentando levar da nossa forma.

Falta de respeito com a unção. Começou a se perder, pois a força que ele recebera era para livrar o povo de Israel dos filisteus, mas começou a usa-la para fins próprios. Precisamos entender que qualquer tipo de revelação, dom, nível de prosperidade que recebemos da parte de Deus, está relacionado com o chamado do Senhor para nós, o Pai não nos dá nada sem um propósito. Temos que dar valor as coisas que recebemos da parte de Deus e não as tratarmos como se fossem coisas simples, temos que honrar a unção que vem da parte de Deus e que nos faz viver coisas que nunca viveríamos se o Senhor não as fizesse através de nossas vidas.

Deu atenção a pessoas erradas; Em vários momentos observa-se que Sansão não ouvia a seus pais, e se acompanharmos no capitulo 13 de Juízes vemos que eles eram tementes a Deus e experimentarão coisas sobrenaturais. Nossos pais, lideres, irmãos, estão ao nosso redor muitas vezes para nos ajudar a não errarmos, muitas vezes não escutamos conselhos, porque criamos conceitos errados, não baseados na palavra, e acabamos indo para caminhos que nunca deveríamos ter acessado.

DEUS NÃO DEIXA DE ACREDITAR EM NÓS

Como consequência disso Sansão acabou sendo preso, teve seus olhos furados, e foi motivo de zombaria entre os filisteus que o colocaram para trabalhar virando um moinho. (Juízes 16 20) Foi criada uma expectativa enorme sobre Sansão e naquele momento tudo estava chegando ao fim sem que as expectativas fossem cumpridas, pois ele abriu muitas brechas e não se preparou para cumprir seu chamado, não avaliou as consequências dos seus atos, mas contudo, Deus sempre nos dá a oportunidade de uma segunda chance e no meio do fracasso Sansão ainda conseguiu cumprir com a expectativa.

A palavra diz que no capitulo 16 23-30 que os príncipes filisteus se ajuntaram para fazer um grande sacrifício ao deus Dagom, e no meio da festa trouxeram Sansão, começaram a zombar dele, então orou a Deus, pediu que nem que pela ultima vez que suas forças voltasse, então segurou com força as duas colunas que sustentavam ao templo e palavra que diz que matou mais filisteus ali do que quando estava vivo. Sansão de certa forma, apesar de ter ainda cumprido seu propósito, não viveu o que Deus tinha preparado para ele, então temos que aprender com seus erros começarmos a mudar nossos conceitos, para que as venhamos a cumprir as expectativas sem que para isso paguemos um preço desnecessário.


Continua Parte 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário