"O insensato pensa que sua conduta é correta, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.”
Como é perigoso basear princípios da vida, apenas em experiências pessoais e conhecimento natural adquirido com o tempo, pois apesar de essas duas coisas serem de grande valor e ajuda, elas não podem ser colocadas como resposta para qualquer coisa na vida.
Infelizmente nós em vários momentos deixamos a nossa soberba e orgulho, nos cegar, e fazer com que venhamos a nos fechar numa bolha de conhecimento autodidata, onde tudo o que for contrário ao que pensamos, é automaticamente errado. Para nós que somos cristãos, nossa base precisa ser a palavra, podemos ouvir nossos líderes, amigos, familiares, contudo nossa base sólida de princípios tem que estar alicerçada na palavra.
As nossas experiências não podem servir como base para uma fórmula de sucesso para qualquer coisa, pois a vida é repleta de variantes, e não é sábio analisar qualquer situação que o outro esteja passando sob a ótica de nossas vivências, pois não há garantias que aquilo que deu certo em nossas vidas, vai acontecer da mesma maneira na vida do próximo.
Temos que cuidar para que no Reino para não sejamos arrogantes a tal ponto, de acharmos que fazemos mais que outros, que a nossa metodologia de cristianismo é melhor que a do outro, que a forma que Deus me chamou é melhor que a do outro, ou o mais grave, acharmos que ganhamos almas mais que o outro.
Precisamos ouvir mais as pessoas, para absorver o melhor que elas podem nos oferecer, temos que parar de olhar para o próximo e achar que somos melhores apenas por uma condição financeira ou emocional, e como participantes do Reino precisamos parar de olhar para nossos líderes, e ficar apenas criticando sobre a forma que cada um administra seu chamado.
Podemos ter uma opinião, uma direção, uma perspectiva diferente, mas que nossas críticas não venham ser com o intuito de querer mostrar que somos melhores, mas que elas venham trazer melhorias e que seja de forma empática, pois apontar erros e não ser a parte da solução é se colocar como superior sem de fato ser algo
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Extra:
Significado de insensato:
Aquele que não está em seu juízo, cujos atos são contrários ao bom senso, à justa medida; insano, doido, delirante.
Versões
O insensato pensa que sua conduta é correta, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos. NVT
O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos. ARA
O tolo pensa que sempre está certo, mas os sábios aceitam conselhos. NTLH:
Nenhum comentário:
Postar um comentário